terça-feira, 15 de abril de 2008

Cachoeirinha Rio Grande doSul Brasil


Cachoeirinha é um município situado no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Pertence à mesorregião Metropolitana de Porto Alegre. É localizada junto ao rio Gravataí no sul do país. Cachoeirinha é uma alternativa para as pessoas que buscam ficar próximo a Porto Alegre.
A cidade fica situada em um ponto estratégico na região metropolitana do estado. O fácil acesso aos municípios vizinhos são o que fazem de Cachoeirinha uma "cidade grande". O município faz divisa com Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Gravataí e Alvorada. O feriado facultativo de Cachoeirinha é no dia 15 de Maio, dia da emancipação.

História
A povoação da então vila Cachoeirinha começou em 1763, quando cerca de mil índios, oriundos dos Sete Povos das Missões, ocuparam as terras às margens do rio Gravataí, tendo a pecuária e a agricultura como atividades predominantes. A origem do nome do município deve-se a existência de uma pequena cachoeira que havia próximo a ponte sobre o rio Gravataí que tinha um estilo Açoriano, e acabava impedindo a navegação, principalmente na época da estiagem. No passado, os 43 km² do município pertenciam ao Coronel João Batista Soares da Silveira e Souza, e era um distrito de Gravataí. Em 1923, o Coronel veio a falecer e seus herdeiros iniciaram a divisão das terras. Nasceu em 1925, a ponte de ferro, que terminou virando símbolo da cidade. Em 1928, o governo estadual ordenou a dinamitação da rocha que originava a queda d’água, em virtude da dragagem e abertura do canal no rio, para facilitar a navegação que era importante meio de transporte entre os municípios de Santo Antônio da Patrulha, Gravataí e Porto Alegre.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...