quarta-feira, 30 de abril de 2008

Rio Grande do Sul / Brasil

O Rio Grande do Sul é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Localizado na Região Sul, possui como limites o estado de Santa Catarina ao norte, o Oceano Atlântico ao leste, o Uruguai ao sul, e a Argentina a oeste.
Sua capital é a cidade de Porto Alegre, e outras importantes cidades são: Caxias do Sul,Pelotas, Canoas, Santa Maria, Bento Gonçalves, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Alvorada, Rio Grande, Passo Fundo e Uruguaiana.
É o estado mais meridional do país, conta com o quarto maior PIB - superado apenas por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro -, o quinto mais populoso e o quarto índice de desenvolvimento humano (IDH) mais elevado.
O estado possui papel marcante na história do Brasil, tendo sido palco da Guerra dos Farrapos, a maior guerra civil do país, e o mais longo conflito armado das Américas. Sua população é em grande parte formada por descendentes de índios, portugueses, alemães, italianos, africanos e asiáticos.
Em certas regiões do estado, como a Serra Gaúcha e a região rural da metade sul, ainda é possível ouvir dialetos da língua italiana (talian) e do alemão (Hunsrückisch, Plattdeutsch).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...