domingo, 11 de maio de 2008

Gravatai/RS


Gravataí é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Pertence à Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e à Microrregião de Porto Alegre.
A cidade faz aniversário em 8 de abril. Gravataí foi fundada em 1763, nove anos antes de Porto Alegre. O acesso à cidade pode ser feito por três rodovias estaduais (RS-118, RS-020 e RS-030) e uma federal (BR-290). Localiza-se a 22 quilômetros de Porto Alegre e a 20 quilômetros do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Gravataí é conhecida pelo forte pólo industrial, no qual se destaca uma unidade da fábrica de automóveis GM.


História
O nome da cidade tem origem numa espécie de bromélia conhecida como Gravatá. Em Tupi-guarani, Gravatahy, que significa "Rio dos Gravatás".
Em 8 de Abril de 1763 é fundada a Aldeia de Nossa Senhora dos Anjos.
A Coroa Portuguesa, ao expandir seus domínios para o sul da América, concedia cartas de sesmarias a quem já habitava a região, com o intuito de povoá-la. Pedro Gonçalves Sandoval, natural de Lima (Peru), recebeu a primeira sesmaria, pois já habitava o chamado rincão de Gravataí, nos campos de Viamão.
Nesta época, o capitão João Lourenço Veloso também recebeu sua sesmaria, dando posse das terras que habitava no mesmo rincão, mais a nordeste, próximo ao Morro Itacolomi. Parte dessas terras seria comprada pela coroa portuguesa para assentamento da então Aldeia dos Anjos. Era o primeiro arranchamento da aldeia, transferido posteriormente para as atuais terras centrais de Gravataí.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...