sexta-feira, 9 de maio de 2008

História de Viamão /RS


No século XVIII a região do atual estado do Rio Grande do Sul deixou de ser uma zona de passagem entre Laguna e a Colônia do Sacramento (atual cidade de Colônia no Uruguai). Vários colonizadores se fixaram nas terras propícias à pecuária e ao plantio.
No ano de 1725, Cosme da Silveira, filho de António Silveira de Ávila, natural do Concelho da Calheta, ilha de São Jorge, Açores, Portugal Capitão-mor da referida localidade da Calheta, na ilha de São Jorge, foi integrante da frota de João de Magalhães nomeado capitão pelo seu sogro Francisco de Brito Peixoto. Se localizou nas cercanias do atual município de Viamão. Outro marco foi a chegada e fixação de residência de Francisco Carvalho da Cunha, em 1741, no sítio Estância Grande, onde foi erguida a capela da Nossa Senhora da Conceição.
A partir dos primeiros colonizadores, a chegada dos açorianos deram o impulso definitivo no povoamento da região. Em 1747 foi elevada à categoria de freguesia. Com a invasão castelhana de 1766 houve a necessidade da instalação da sede do governo da capitania. Viamão se conservou sede do governo até 1773. Nesta época, a sede foi transferida para Porto dos Casais (atual Porto Alegre). No ano de 1880 separa-se de Porto Alegre para tornar-se sede do município.
Em 1889, com o advento da República e a dissolução das Câmaras Municipais como sede do poder executivo local (municipal), é eleito seu primeiro prefeito, o Tenente-Coronel Tristão José de Fraga, que anteriormente já era o presidente da supracitada Câmara Municipal. Seu segundo prefeito será o Coronel Felisberto Luiz de Barcellos.
A importância econômica da região, por ser sede das primeiras estâncias de criação de gado, originou-se daí o comércio e transporte da carne de gado (charque) e couro para Laguna e São Paulo. As três rotas comerciais da época iniciavam-se onde é hoje o município de Viamão, conhecida como o Caminho do Viamão. A principal delas, a Estrada Real, saía dali e passava por Vacaria, Lages, Curitibanos, Papanduva, Rio Negro, Campo do Tenente, Lapa, Palmeira, Ponta Grossa, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaiva, Itararé, chegando a Sorocaba. Outra rota era através do litoral até Laguna.
A origem provável do nome Viamão é controversa, a versão mais comum é de que a partir dos morros da região, e do topo da igreja matriz, é possível se avistar o rio Guaíba e seus cinco rios afluentes: Jacuí, Caí, Gravataí, Taquari e rio dos Sinos, que formam uma mão aberta. Daí a frase: "Vi a mão".

Um comentário:

Anônimo disse...

Buscando daber ahistória da cidade natal de meu pai cheguei neste site : gostei , mas acredito que poderia ser mais enriquecido tipo histórias das familias que nasceram e permaneceram nesta cidade.Relato de familias,causos,histórias desta cidade de tão grande importancia para a região Sul.
Eu não imaginava que Viamão era tão importante para os gaúchos.
Com certeza poucas pessoas sabem do valor desta cidade.
parabéns Viamão!parabéns pelo site.
Mara Maria Vieira *filha do Chico .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...