sábado, 8 de agosto de 2009

Gripe A no RS

Gripe A: auge do contágio no RS ocorrerá em agosto

Após mais quatro mortes causadas pela Gripe A (H1N1) no Rio Grande do Sul, Osmar Terra, Secretário Estadual da Saúde, alerta que a epidemia está seguindo a sua trajetória como surto sazonal e que só deve enfraquecer quando o inverno terminar. A previsão é que o vírus Influeza A continue se alastrando no Estado, devendo chegar ao auge do poder de contágio na terceira semana de agosto.

Terra calcula que existam no Rio Grande do Sul cerca de 32 mil pessoas infectadas pela nova gripe. A estimativa é feita a partir dos atendimentos médicos e da distribuição do Tamiflu. Seguindo a tendência de evolução de números de contágio apresentada até o momento estima-se que no apogeu da gripe suína - na terceira semana deste mês - o Estado terá mais de 100 mil gaúchos enfermos.

Com o agravamento da Gripe A (H1N1), O secretário enfatiza a necessidade dos gaúchos reforçarem os cuidados básicos como lavar as mãos após contato com equipamentos de uso público, abrir janelas para ventilar ambientes, agasalha-se e alimentar-se bem e evitar aglomerações.

A previsão é que 1% dos gaúchos sejam infectados pela nova gripe este ano. Terra observa que esses poderão desenvolver anticorpos contra a doença para o futuro. No entanto, no próximo inverno, se ainda não houver vacina à disposição, outro 1% da população deverá sofrer com o vírus H1N1.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...