domingo, 18 de janeiro de 2009

Redescobrindo Porto Alegre (cont.)

Av.Farrapos,Porto Alegre


Av Osvaldo Aranha ,Porto Alegre




Igreja Matriz de Cachoeirinha




Museu Julio de Castilhos,Porto Alegre



Inaugurado em 16 de junho de 1957, o Monumento ao Expedicionário, feito em granito com a forma de um duplo Arco do Triunfo, com 12,50 m de altura, abriga a Pira da Pátria, ponto importante das comemorações da Independência do Brasil, no dia 7 de Setembro, e da Revolução Farroupilha, no dia 20 de Setembro.
Terminada a II Guerra Mundial e rotornados ao Brasil os membros da Força Expedicionária Brasileira que haviam lutado contra o Eixo na frente italiana, o país se multiplicava em homenagens aos pracinhas e a seus feitos. Porto Alegre não era exceção, até mesmo porque eram gaúchos muitos dos soldados e dos oficiais que haviam participado da guerra.
Assim, em 1946, a imprensa da Capital publicou um edital abrindo concorrência para projetos e maquetas de um "arco do triunfo" para homenagear a FEB e seus soldados. Frente aos trabalhos apresentados, a comissão julgadora - composta por três engenheiros e dois professores de arte dividiu-se. O projeto do escultor Antonio Caringi, intitulado Altar da Pátria, que acabou escolhido, era criticado pelo professor Tasso Correa e pelo pintor João Fahrion, para os quais ele não cumpriu o item "arco de triunfo".
O monumento foi erguido na frente do Colégio Militar de Porto Alegre e inaugurado em 16 de junho de 1957.
O escultor Vasco Prado, uruguaianense, participou com dois projetos do concurso. O projeto escolhido foi o de Antônio Caringi. Em segundo lugar, ficou a proposta de Fernando Corona. Um dos projetos de Vasco Prado ficou em terceiro lugar.
Fonte:Monumentos de Porto Alegre, de Rodrigues Till, e Enciclopédia Rio-grandense.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...