Sarkozy, o Sete de Setembro e o acordo militar
Presidente da França chegou ao Brasil como convidado de honra para o desfile do Dia da Independência e para assinar convênio de US$ 12 bilhões.
O acordo militar entre o Brasil e a França deve ser anunciado nesta segunda-feira, 7, em entrevista coletiva após o desfile do Dia da Independência, e prevê a construção conjunta de um submarino nuclear e outros quatro convencionais do modelo francês Scorpene, bem como o estaleiro onde eles serão fabricados e uma base naval de apoio.
Está prevista ainda a construção, entre os anos de 2010 e 2016, de 50 helicópteros de transporte franceses EC-725 destinados às Forças Armadas brasileiras. Os helicópteros serão fabricados por um consórcio entre a Eurocopter e sua subsidiária brasileira, a Helibras. Ao todo, o Brasil irá desembolsar US$ 12.317 bilhões com um acordo que o Ministério da Defesa classificou como estratégico.
A França também espera vender 36 caças-bombardeiros para a Força Aérea Brasileira. O resultado da licitação aberta pelo governo brasileiro deve sair nas próximas semanas. A francesa Dassault Aviation concorre com empresas como a Boeing.
Nenhum comentário:
Postar um comentário